Tecnologia

Descoberto monumento em Israel mais antigo do que as pirâmides do Egito

monumento lunar israelFoi descoberto em Israel um monumento que tem perto de cinco mil anos. Está localizado perto do Mar da Galileia e tem grandes dimensões: 14 mil metros quadrados e 150 metros de comprimento. Tem a forma de uma lua crescente e localiza-se perto da fronteira entre Israel e Cisjordânia.

Um monumento de grandes dimensões (cerca de 150 metros de comprimento, 20 de largura e sete metros de altura) foi descoberto em Israel, perto de uma estrada.

Segundo algumas investigações em objetos de cerâmica que foram detetados no local, o monumento foi construído entre 3050 aC e 2650 aC. Tem a forma de uma lua crescente e localiza-se perto da fronteira entre Israel e Cisjordânia.

Este formato terá um significado simbólico, já que o local é conhecido pelo nome de Bet Yerah, que quer dizer “Casa do Deus da Lua”, numa provável referência ao deus Lunar Sin, da Babilónia.

Já se sabia que a região de Bet Yerah era rica em monumentos megalíticos. Outras grandes construções tinham sido encontradas, como um memorial de pedra de 60 mil toneladas, submerso no Mar da Galileia.

Também na mesma região, arqueólogos tinham ‘desenterrado’ outra estrutura de pedra. Resta saber se existe algum tipo de ligação entre estas obras.

Ido Wachtel, um arqueólogo da Universidade Hebraica de Jerusalém divulgou mais pormenores sobre este monumento, mais antigo do que as pirâmides do Egito ou do que o Stonehenge.

“O local constituía um ponto de referência. E servia para uma população local, rural ou pastoril reivindicar autoridade e direitos sobre os recursos naturais”, referiu Ido Wachtel, durante um congresso de arqueologia no Oriente Médio.

Em destaque

Subir