Nas Notícias

Descendente de comandante nazi faz vídeo pelo voto contra extrema-direita

descendente de nazi A extrema-direita tem ganho terreno na Europa e o sueco Rainer Hoess está preocupado. Tem razões para isso: sabe que o avô foi o principal comandante do campo de Auschwitz. “Quando esquecemos o nosso passado a história repete-se”, alerta o descendente.

As eleições para o Parlamento Europeu estão à porta (em Portugal realizam-se no próximo domingo) e, na Suécia, a Liga da Juventude Social-Democrata Sueca recebeu o importante apoio de Rainer Höss.

Este homem de 48 anos pode ser um desconhecido, mas tem uma mensagem importante, que divulgou num vídeo de apelo ao voto contra a extrema-direita.

O avô de Rainer Hoess foi o principal comandante de Aschwitz, o mais infame campo de concentração nazi. Entre 1940 e 1945, Rudolf Höss foi responsável pelo extermínio de mais de um milhão de pessoas, sobretudo judeus, ciganos e homossexuais.

“A minha história ensinou-me que a democracia, a igualdade e os direitos humanos não podem ser dados como adquiridos”, argumenta, no vídeo de apelo ao voto divulgado pela Liga da Juventude Social-Democrata Sueca.

“Não devemos esquecer o nosso passado, por mais que isso custe, porque quando esquecemos o nosso passado a história repete-se. Temo que isso esteja a acontecer neste preciso momento. Por toda a Europa, partidos de extrema-direita estão a ganhar terreno e se nada fizermos é porque nada aprendemos”, alertou Rainer Höss.

Em destaque

Subir