Nas Notícias

Desapareceu ‘Maria Luz’, a página que apoiou a PàF

O ‘obituário’ é feito no blogue Aventar: “Maria Luz morreu”. Segundo J. Manuel Cordeiro, era uma das muitas páginas falsas no Facebook criadas pela coligação Portugal à Frente (PàF) e tinha “cerca de 5000 ‘amigos’” à data das legislativas.

Depois das eleições, a alegada página falsa serviu para “ataques pessoais” a António Costa, denunciou a mesma fonte.

“O perfil falso ‘Maria Luz’, parte da estratégia de perfis falsos da PàF, desapareceu do Facebook. Desde maio de 2014 até às eleições legislativas de 2015, este perfil falso arranjou cerca de cinco mil ‘amigos’”, sustentou o autor.

“Este perfil e mais uns quantos perfeitamente identificados usaram imagens de mulheres atraentes para pescar amizades, constituindo uma rede de difusão de propaganda no Facebook”, continuou J. Manuel Cordeiro: “O princípio é simples. Um post publicado aparece automaticamente no mural dos amigos e dos amigos dos amigos. É uma ligação direta, sem filtro, aos potenciais eleitores”.

De acordo com o artigo, “esta rede continuou a funcionar” depois das legislativas, com a Maria Luz a ser “um veículo constante de propaganda anti-Costa, cheio de ataques pessoais”.

“Agora foi apagado. Mas na Internet nada desaparece. Pode consultar as cópias desse perfil falso aqui”, complementou o autor, publicando várias ligações para anteriores artigos sobre a Maria Luz.

Uma das ironias deste caso é que J. Manuel Cordeiro não ‘existe’ no Aventar. Embora seja fácil de encontrar a página dele no Facebook, no blogue o nome, constante na secção ‘Autores’, aponta para o “erro 404”, ou seja, “não encontrado”.

Em destaque

Subir