Nas Notícias

Há 2000 crianças e adolescentes que desaparecem em Portugal todos os anos

rui pedroA média de desaparecimentos de crianças ou adolescentes em Portugal atinge 2000 casos por ano, de acordo com dados divulgados hoje pelo Jornal de Notícias, na sua edição de hoje. A maioria são histórias com final feliz, mas em tempo de crise aumenta o fenómeno do tráfico humano.

São cerca de cinco desaparecimentos por dia reportados à polícia, ao que corresponde um total anual de 2000 mil casos. A maioria são jovens ou crianças que acabam por ser encontrados e regressam a casa, mas muitos destes desaparecimentos são irreversíveis, sem rasto.

Em causa são descuidos, raptos, ou mesmo fugas de crianças e adolescentes. A Associação Portuguesa das Crianças Desaparecidas realça que as dificuldades económicas das famílias poderá aumentar os casos de tráfico de menores, fenómeno que tende a reforçar-se em cenários de crise.

Estima-se que esta atividade de raptos movimente mais de 12 milhões de euros todos os anos, em todo o mundo. Os casos mais mediáticos, em Portugal, são do jovem Rui Pedro, de Lousada, e a menina britânica que desapareceu no Algarve, em 2007.

Desde o ano de 1990, continuam por encontrar 13 menores de idade, que desapareceram em Portugal. Curiosamente, esta notícia é conhecida no dia em que o Tribunal da Relação do Porto se pronuncia sobre o recurso interposto pelo Ministério Público e pela família de Rui Pedro, que contesta a absolvição de Afonso Dias, suspeito do caso de rapto. E é conhecida também no dia em que é conhecido mais um caso de avistamento de Maddie.

Em destaque

Subir