Nas Notícias

Desaceleração da economia alemã não é motivo de preocupação

O Bundesbank não considera que a desaceleração da economia alemã durante dois trimestres consecutivos seja motivo de preocupação “porque não significa necessariamente que a atual fase de expansão tenha terminado”.

No boletim de setembro, publicado hoje, o Bundesbank sublinha que a queda da atividade económica se limita principalmente à indústria.

Os economistas do Bundesbank preveem “apenas um ligeiro recuo do Produto Interno Bruto (PIB)”, como parte de uma “normalização conjuntural”, porque a economia alemã vinha de uma fase de acelerado crescimento.

A queda da produção na indústria manteve-se em julho e foi notável face a junho, em parte devido às férias de verão.

O Bundesbank sublinha que a queda de produção de automóveis e componentes automobilísticos foi “especialmente forte”, ainda que em agosto tenha registado uma forte subida.

O banco central alemão também considera que a situação do mercado laboral continua a ser “boa” e que as perspetivas de ingressos dos consumidores são otimistas.

A indústria da construção continua a crescer e o Bundesbank prevê que se mantenha assim, mas considera que o peso deste setor seja insuficiente para compensar a debilidade da indústria.

Em destaque

Subir