Mundo

Desabafo viral de polícia que participou no encerramento das urnas em Barcelona

As imagens de polícias a carregarem sobre civis em Barcelona correram o mundo, no domingo do referendo da Catalunha. Mas desde ontem que está a viralizar um desabafo do ‘outro lado’, assinado por um polícia que “participou nos despejos e encerramento das urnas eleitorais”.

“A televisão só mostrou os momentos mais dramáticos de cada intervenção e a atuação das forças do Estado foi criminalizada”, denunciou este polícia, garantindo que nenhum colega queria “atacar a cidadania da Catalunha”.

“Ninguém que estivesse na porta de uma escola, perto ou mesmo dentro das escolas foi agredido, a menos que oferecessem uma resistência ativa, alguns deles com muita violência e uma veia verbal que me parecia inusitada em boca de jovens e idosos. Muitos gritavam serem ‘pessoas de paz’ entre os ovos que caíam sobre nós”, continua o testemunho deste polícia.

“Os meus companheiros, com paciência e muito profissionalismo, foram forçados a retirar as pessoas como se fossem sacos, entre insultos de fascistas, assassinos, filhos da p*** e outros palavrões”, continua este relato, que está a viralizar por toda a Espanha… mas nem por isso na Catalunha.

“O objetivo era apenas retirar as provas da realização de um referendo ilegal, recenseamentos, manuais e suportes informáticos para a sua realização. Chegados à porta, deparámo-nos com cadeiras e mesas, que nos forçaram a arrombar a porta. Uma vez lá dentro, tivemos de retirar as pessoas que ofereciam resistência ativa. Mas lá dentro também estavam pessoas com crianças a chorar, outras que ajudavam e protegiam quem queria sair de forma pacífica. Houve, obviamente, alguns feridos, mas pergunto aos indignados com a nossa atuação…. Íamos repelir com rosas quem nos agredia?”

“Uma vez terminada a ação, saímos da escola entre insultos, num clima de grande agressividade na frente de uma multidão de crianças. A toda esta gente de paz, eu pergunto: teve em conta a integridade dos seus filhos e idosos ao fechar-se com eles numa escola sabendo as forças de segurança iam entrar e despejar-vos? As pessoas de paz fazem barricadas em escolas e impedem o cumprimento da lei? Os vossos políticos conseguiram criar uma situação de caos e violência para terem um rendimento de imagem que legitime as exigências e poder vender ao mundo [os catalães] como povo oprimido, mas nós continuaremos a ser fiéis à lei e à defesa de todos os espanhóis”, concluiu este polícia.

Em destaque

Subir