Categorias: Nas Notícias

Deryn Blackwell, o condenado à morte de 14 anos que vence dois cancros

Os médicos avisaram Deryn Blackwell, com 14 anos de idade, de que iria morrer. O adolescente era a única pessoa com dois cancros, um deles raríssimo, em simultâneo. Deryn Blackwell continua vivo e passou dos 35 comprimidos por dia para apenas um!

Deryn Blackwell é, aos 14 anos, o novo milagre da medicina. Há dois meses, o adolescente foi ‘condenado à morte’ pelos médicos, depois de ser diagnosticado como a única pessoa no mundo a sofrer, em simultâneo, de leucemia e do sarcoma de células de Langerhans, um tipo de cancro raríssimo. O jovem continua vivo e, para espanto da comunidade médica, dá contínuos sinais de melhorias.

Sabendo que iria morrer ainda antes do ano acabar, Deryn Blackwell começou a fazer planos. Escreveu quais os ídolos que gostaria de conhecer e outros objetivos, como andar num veículo de alta cilindrada e conduzir um tanque de guerra.

Aos 14 anos, visitou a morgue e definiu o próprio funeral, que culminaria com a dispersão das cinzas: um parte seria lançada com fogo de artifício, outra num canhão e a terceira espalhada ao vento na Grécia, no topo de uma montanha.

“Ele já tinha aceitado a sua condição e nós também. O Deryn até pediu para conhecer a morgue, para saber para onde seria levado quando morresse”, contou a mãe, Callie Blackwell, numa entrevista à BBC.

Só que todos os planos sofreram um revés: é que o adolescente recusa-se a morrer! Quando foi internado num lar para doentes terminais, o organismo de Deryn Blackwell enfrentou os dois cancros.

Para surpresa dos médicos, o corpo produzia glóbulos vermelhos saudáveis, combatia as infeções e até a medula estava a regenerar-se.

“É preciso colocar as coisas em perspetiva”, explicou o jovem milagre da medicina, também para a BBC: “se estás a tossir e começas a reclamar, tens de ver que há outras pessoas, como eu, que estão numa situação pior e não reclamam. É porque a tua tosse não é assim tão má”.

Depois de, há dois meses, ter ficado a saber que iria morrer antes do ano acabar, Deryn Blackwell tem registado uma contínua melhoria do quadro clínico.

Atualmente, recupera a forma física num centro de reabilitação. Nada mal para quem chegou a tomar 35 comprimidos por dia e, agora, apenas toma um.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias