Mundo

Vamos derrotar o cancro da mama? Por dia, mata quatro portuguesas

Cancro_Mama_Dia_Mundial_900

Neste dia 30 de outubro, assinala-se o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, o tipo de cancro mais frequente e letal nas mulheres portuguesas. Hoje, salientam-se factos, para alertar para uma doença que mata uma mulher por minuto, em todo o mundo, e quatro portuguesas por dia.

O Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama é assinalado hoje por diversas instituições nacionais, com o objetivo de alertar a população para uma doença que mata cada vez mais mulheres.

Uma mulher informada é mais facilmente curada e avançar na deteção precoce do cancro da mama aumenta as probabilidades de cura.

Apesar de os métodos de diagnóstico e tratamento avançarem, certo é que a primeira mensagem continua por passar.

Em Portugal, quatro mulheres morrem por dia, vítimas de cancro de mama. Em todo o mundo, há 1,4 milhões novos casos detetados anualmente e 500 mil mulheres que morrem da doença.

As probabilidades de desenvolver cancro da mama nas mulheres são 100 vezes maiores do que nos homens.

O cancro da mama é o tipo de cancro mais frequente e letal nas portuguesas, sendo que mata no mundo uma por minuto, em todo o mundo.

De acordo com um relatório sobre os últimos 30 anos, os casos de cancro da mama aumentaram. O ‘World Breast Cancer Report’ comparou recentemente dados de 1980 com números atuais e regista um aumento de 640 mil casos (em 1980) para 1,5 milhões.

Este crescimento de 3,1 por cento é considerado impressionante, uma vez que existem mais ferramentas para combater a doença e, sobretudo, para a diagnosticar precocemente, sendo que o diagnóstico é o melhor trunfo para a cura.

Alguns comportamentos de risco devem ser evitados. O consumo de álcool, em qualquer fase da vida, assume um papel fundamental no aumento das probabilidades de padecer desta doença. Não ter filhos ou ter o primeiro após os 35 anos também contribuem para o aumento do risco do cancro da mama.

Outros sinais que devem ser tidos em conta são uma menopausa tardia, uma terapia hormonal de substituição, ou o excesso de peso na menopausa.

O historial familiar de casos deste tipo de cancro também deve ser considerado pelas mulheres, sendo que o risco aumenta quando há casos de cancro de mama na família.

O cancro da mama é silencioso, mas pode provocar alterações visíveis no corpo (mudança do volume e da forma, ou manchas na mama), permitindo que a mulher possa ter perante si um sinal de alerta, mesmo não tendo dor.

Em caso de dúvida, aconselha-se uma consulta no médico, com a maior urgência possível.

Em destaque

Subir