Benfica

‘Dérbi’ termina empatado e FC Porto sagra-se campeão

Sporting e Benfica empataram sem golos este sábado, no Estádio Alvalade, e adiam para a última jornada a decisão sobre o 2.º lugar da Liga. Entretanto, com o empate, o FC Porto sagrou-se campeão nacional.

O ‘derbi’ começou a um ritmo lento, com uma interrupção no primeiro minuto de jogo, após os adeptos sportinguistas terem lançado dezenas de tochas para o relvado.

Assim que a bola começou a rolar, a entrada mais forte do Sporting foi respondida por Rafa. Ainda não estavam decorridos 10 minutos quando o extremo português atirou ao poste, num lance em que acabou lesionado, após choque com Rui Patrício.

Seria novamente o guarda-redes ‘leonino’ e o extremo do Benfica a travarem duelo, com o guardião a responder com qualidade a um remate, atirando a bola para o poste, antes de o lance ficar controlado.

O Sporting respondia por Fábio Coentrão, através de um remate à figura de Bruno Varela e de um cabeceamento que passou perto da baliza ‘encarnada’.

A emoção da primeira parte estava reservada para os últimos cinco minutos. Samaris, Pizzi e Jiménez colocaram Patrício ‘em sentido’, enquanto Bas Dost, em cima do apito para o descanso tentou servir Gelson depois de ultrapassar superiormente dois jogadores encarnados.

A segunda metade foi discutido a um ritmo mais lento, com as duas equipas a mostrarem cautelas.

Os treinadores mexeram depois dos 60 minutos, com Acuña a entrar para o lugar de William Carvalho, no Sporting, e Salvio a render Pizzi nos ‘encarnados’.

Três minutos depois de ter entrado, Salvio serviu Jimenez de bandeja, mas o mexicano não conseguiu finalizar da melhor maneira.

Rui Vitória lançou Jonas a 10 minutos do final do encontro, pouco depois de ver Bryan Ruiz cabecear com perigo por cima da baliza de Bruno Varela.

Até final, apesar das alterações de ambas as partes, não se registaram situações perigosas junto das balizas, pelo que o empate foi o resultado final.

A luta pelo 2.º lugar continua até à última jornada do campeonato, com as duas equipas em igualdade pontual mas com o Sporting em vantagem devido ao confronto direto.

Entretanto, o FC Porto sagrou-se campeão nacional, ficando com uma vantagem de quatro pontos sobre as duas equipas.

Mais partilhadas da semana

Subir