Nas Notícias

Deputados portugueses queixam-se de ciberbullying devido a questões do petróleo

Os deputados queixam-se de ciberbullying, por via de mensagens que têm sido enviadas em larga escala para as suas caixas de correio eletrónico. O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, é um dos parlamentares que lamentam esta situação.

De acordo com o Diário de Notícias (DN), a questão foi levantada numa reunião de líderes parlamentares por Nuno Magalhães, líder da bancada do CDS-PP, que se queixou de a caixa de correio eletrónico ser ‘bombardeada’ por mensagens de cidadãos por causa de questões relacionadas com petróleo.

As mensagens procuram chamar a atenção dos políticos para projetos de prospeção de petróleo ao largo do Algarve, além de alertas para a defesa do ambiente em geral.

O ‘bombardeamento’ consiste em “inúmeras mensagens que lhes são insistentemente dirigidas, múltiplas vezes e a todas as horas, sobre o tema ‘descarbonizar o petróleo’ [sic]”, revela o DN, que teve acesso à ata da última reunião de líderes parlamentares.

Ferro Rodrigues, a segunda figura do Estado português, “confirmou que também as recebeu e que solicitou aos serviços que encontrassem formas de bloquear este tipo de mensagens”.

Se assim não for possível, o presidente da Assembleia da República pede aos serviços informáticos do Parlamento que encontrem forma de encaminharem as mensagens “automaticamente” para ‘SPAM’.

O grupo parlamentar do CDS-PP já terá, de resto, tentado fazer isso mas sem sucesso.

Nuno Magalhães revelou ao DN que, na última semana, o tal ‘bombardeamento’, que muitas vezes era realizado durante a madrugada para as caixas de correio eletrónico dos parlamentares, acabou.

O político sustenta que “o correio dos cidadãos é normal e perfeitamente legítimo”.

No entanto, “o que não é legítimo é esta lógica de bombardeamento”.

Cada deputado tem direito a um endereço de e-mail do Parlamento e a três computadores – um no gabinete, outro na plenário da Assembleia da República e um portátil.

Em destaque

Subir