Mundo

Deputados passam a pagar bebidas e café por imposição do presidente do Parlamento da Grécia

vangelis greciagreciaVangelis Meimarakis, presidente do parlamento grego, exige que todos os cafés, bebidas e até água passassem a ser pagos pelos deputados. E a medida faz todo o sentido: contas feitas, os parlamentares colocavam no erário público grego uma despesa de 10 mil euros por mês…

Acabou-se o despesismo no Parlamento da Grécia, país que enfrenta uma grave crise financeira. Por ordem de Vangelis Meimarakis, todos os deputados deixam de ter direito a um privilégio que custava muito caro: o bar aberto.

O presidente do Parlamento grego reparou que, mensalmente, os parlamentares daquele órgão gastavam 10 mil euros em bebidas, cafés e água mineral, quando participavam em sessões parlamentares no hemiciclo helénico.

“Gastavam”, mas o dinheiro não lhes saía do próprio bolso, porque se tratava de uma despesa que ficava a cargo do Parlamento. Assim, Vangelis Meimarakis mudou as regras e ordenou que se estabelecesse uma tabela de preços para aqueles produtos.

Esta não é, no entanto, a primeira medida que sai do presidente do Parlamento grego, no sentido de mostrar ao país algum rigor.

Recentemente, recorde-se, Vangelis ordenou que os deputados passassem a viajar em classe turística e que deixassem de ter o privilégio da executiva, num país que está permanentemente nas ruas devido a grandes dificuldades.

Agora, os deputados têm de pagar todas as despesas do bar do Parlamento. São sinais dos tempos, mas, acima de tudo, uma poupança para as contas públicas gregas.

Em destaque

Subir