Categorias: Nas NotíciasPaís

Deputados do PS em jornadas parlamentares debatem orçamentos do futuro

Os deputados socialistas reúnem-se a partir de hoje, e até domingo, em jornadas parlamentares, no Algarve, para debater os orçamentos do futuro em Portugal, partindo de uma perspetiva de défice zero ou com superavit a partir de 2020.

O tema foi apresentado em conferência de imprensa, na quarta-feira, pelo presidente do Grupo Parlamentar do PS, Carlos César, que encerra as jornadas no domingo, após o primeiro-ministro, António Costa, fazer o seu discurso de fundo no sábado, ao início da tarde, em Portimão.

“Abordaremos a perspetiva dos orçamentos do futuro. É diferente a tarefa de um ministro das Finanças em 2020, quando estiver a fazer, pela primeira vez, um Orçamento com superávite, ou pelo menos, com um Orçamento equilibrado”, declarou Carlos César.

O presidente do Grupo Parlamentar do PS disse que essa tarefa, que se colocará eventualmente a partir de 2020, “é facilitada por um lado, mas exigente do ponto de vista das escolhas para que o caminho seja consolidado e para que o país possa entrar num novo ciclo orçamental, económico e social”.

No sábado ao final da tarde haverá um painel intitulado “os desafios dos próximos orçamentos do Estado”, que será moderado pelo deputado socialista Fernando Anastácio e contará com a participação dos professores universitários Vítor Escária, Eduardo Paz Ferreira e Efigénio Rebelo.

Nos três dias das jornadas, e na sequência das visitas dos deputados, serão contactados os 16 concelhos da região, tendo em vista “reatualizar o conhecimento” sobre a realidade económica e social de cada um dos municípios.

Hoje à tarde, o líder parlamentar do PS irá deslocar-se ao Núcleo Residencial Piscatório Consolidado da Culatra, à ETAR Faro/Olhão e a duas empresas consideradas inovadoras na área das embarcações solares e da biotecnologia marinha.

Nas Jornadas Parlamentares do PS, dedicadas ao tema da dinamização económica, estará ainda em analise a questão da inovação e da transferência do conhecimento, tendo em vista aferir-se o possível impacto dessa realidade na futura estrutura do emprego.

“A Algarve é a região turística por excelência e, por isso, é um pouco espelho ou montra do país no exterior. É uma região que há pelo menos três anos cresce acima da média europeia e da média nacional, regista a menor taxa de desemprego, mas é também uma região que tem problemas e bloqueios. É importante termos a nossa atenção centrada naquilo que ainda falta fazer”, sustentou o líder da bancada socialista.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: homePS

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias

Mover-se (bem) pela saúde do aparelho locomotor

Enveredar pela jornada de perda de peso, quando o objetivo é combater quadros de excesso…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 14 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias