Mundo

Deputados britânicos apresentam projeto de lei para forçar adiamento da saída da UE até 31 de janeiro

Um grupo de deputados britânicos que quer legislar para evitar um Brexit sem acordo publicou hoje o projeto de lei que pretende aprovar e que sugere uma extensão de mais três meses.

Divulgado pelo deputado trabalhista Hilary Benn na rede social Twitter, o texto exige que, até 19 de outubro, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, seja obrigado a dar aos deputados as opções de aprovar um acordo de saída, de aprovar uma saída sem acordo ou de pedir uma nova extensão da data de saída para além de 31 de outubro.

No caso de um pedido de extensão, a carta determina que esta seja até 31 de janeiro de 2020, refere a proposta, assinada por vários deputados conservadores, como os ex-ministros das Finanças e da Justiça, Philip Hammond e David Gauke.

A iniciativa, que será avançada na terça-feira na sequência de um pedido de debate de emergência, pretende evitar um Brexit sem acordo a 31 de outubro, tendo em conta que o Governo determinou uma suspensão do parlamento durante cinco semanas, da próxima semana até 14 de outubro.

Em destaque

Subir