Nas Redes

Deputado socialista em apuros por defender taxa sobre renováveis

Carlos César, líder da bancada do PS, exige uma ação disciplinar sobre Ascenso Simões, o deputado que votou a favor da taxa sobre as energias renováveis. Foi o único a cumprir “a palavra dada” ao Bloco.

E é precisamente o BE que relata a intenção de Carlos César em ‘castigar’ Ascenso Simões, citando uma carta divulgada pelo Público.

O líder da bancada socialista quer ver “clarificado e aplicado o normativo correspondente em matérias de disciplina de voto”, depois de Ascenso Simões ter sido o único a aprovar duas vezes a mesma proposta.

Recorde-se que a medida já tinha sido aprovada na especialidade, com o PS a votar a favor, tendo o mesmo PS avocado a proposta na generalidade para a chumbar.

Ascenso Simões foi então o único deputado socialista a votar duas vezes a favor da taxa extraordinária a aplicar às energias renováveis, subsidiadas com rendas que a troika considerou excessivas.

Uma decisão tomada por “um princípio de honradez e de assunção dos compromissos”, como o deputado declarou, em entrevista ao Sol.

A proposta, alegou Ascenso Simões, era “correta” e dirigida a “todos aqueles que ainda continuam a viver de grandes rendas fruto de uma circunstância em que o Estado português com eles fez acordos”.

Em matéria orçamental, os estatutos do PS e o regulamento da bancada obrigam à disciplina de voto, como fez questão de lembrar Carlos César.

Em destaque

Subir