Nas Notícias

Deputada do PS detida por conduzir com dobro do álcool que a lei considera crime

gloria araujo deputadaA deputada do PS eleita pelo Porto foi apanhada a conduzir com álcool em excesso – 2,41 gramas por litro, muito acima do que a lei permite, tendo sido detida pelas autoridades. Após celebrar o 37.º aniversário, Glória Araújo foi parada pelas autoridades e apresentou uma taxa de alcoolemia de 2,41 gramas por litro, o que constitui um crime.

O caso ocorreu na passada sexta-feira, segundo noticia a Rádio Renascença. Numa operação ‘stop’ em Lisboa, às 3h20, foi detetado o excesso de álcool, que por atingir valores considerados crime levou a que a deputada do PS fosse notificada para comparecer em Tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa.

A infração cometida pela representante socialista no Parlamento supera mesmo o dobro dos 1,2 gramas por litro, limite a partir do qual a infração ao Código das Estrada passa a ser considerada um crime.

Este excesso cometido pela deputada do PS ocorreu no dia em que Glória Araújo celebrava o seu 37.º aniversário. O Público contactou a deputada, que não teceu qualquer comentário sobre o caso, que poderá ter repercussões políticas. Também o porta-voz do grupo parlamentar socialista foi contactado pelo mesmo jornal, mas Luís Rego também se remeteu ao silêncio.

Como curiosidade, assinalada pelo jornal Público, assinala-se o facto de a deputada socialista ter até participado em ações sobre segurança rodoviária, quer em comissões parlamentares, quer em iniciativas com empresários de Lousada.

O Código Penal prevê uma pena de prisão para condutores apanhados com níveis de álcool desta dimensão, num máximo de um ano, ou multa até 120 dias. De acordo com o que estabelece o Código da Estrada, o máximo de taxa de alcoolemia que os condutores podem apresentar é 0,5 gramas por litro. Mais do que 0,8 é uma contra-ordenação muito grave, sendo que a partir de 1,2 gramas por litro é um crime.

Glória Araújo é natural de Aveiro, mas viveu quase sempre em Paços de Ferreira e em Lousada. Tem licenciatura em engenharia mecânica e, além de deputada do PS, integra a Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação.

Em destaque

Subir