Nas Notícias

Depressões e suicídios podem aumentar devido à crise

depressaoAs depressões e os suicídios podem aumentar com o agravar da crise. O alerta é dado pelos especialistas e já levou a Direção Geral de Saúde a antecipar o lançamento dum plano de prevenção, que deve ficar pronto no final do verão.

O agravamento da situação social – com o aumento cada vez mais brutal do desemprego, a asfixia financeira de muitas famílias em risco de incumprimento e a pioria do acesso à saúde – pode originar um aumento dos suicídios. Os especialistas acreditam que a breve prazo ocorrerá um ‘boom’ de depressões, que em muitos casos podem conduzir ao suicídio.

Para evitar males maiores,uma comissão de psiquiatras, enfermeiros e académicos portugueses e estrangeiros vai passar a executar, a partir do final do verão, um plano de prevenção. O objetivo faz parte do Plano Nacional de Saúde Mental 2007-2016, mas a concretização foi acelerada devido ao aumento esperado de depressões causadas pela crise.

A comissão será liderada por Álvaro de Carvalho, diretor do Programa Nacional da Saúde Mental, da Direção Geral de Saúde, que explicou à agência Lusa que “a principal causa de suicídios é a depressão”, embora Portugal tenha registado, num eurobarómetro divulgado em 2010, “um consumo médio de antidepressivos cinco vezes superior à média europeia”.

Em destaque

Subir