Nas Notícias

Depois dos aviões, Rússia mete navio em águas portuguesas

aguiar brancoVêm aí os russos, mas agora de barco. Um navio hidrográfico da Rússia foi ontem à noite detetado na Zona Económica Exclusiva portuguesa. O ministro da Defesa, Aguiar-Branco, revelou que uma corveta portuguesa ‘expulsou’ os intrusos ao início da manhã de hoje.

Mais um dia, mais uma ‘invasão’ dos russos. Depois dos dois incidentes com aviões em espaço aéreo internacional sob responsabilidade portuguesa (através da NATO), agora foi a Marinha a detetar um navio da Rússia em águas nacionais.

Foi ontem à noite que a Marinha portuguesa detetou, em águas internacionais mas que pertencem à Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Portugal, um navio hidrográfico.

A revelação foi feita, hoje, pelo ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco.

Segundo o governante, uma corveta da Marinha estacionada em Faro foi ativada para intercetar o navio russo.

Depois de rumar a noroeste, a corveta identificou o navio russo, escoltando o mesmo até que, já na manhã de hoje, os russos deixaram a ZEE portuguesa.

As declarações de Aguiar-Branco foram proferidas na Base Aérea de Siauliai, no norte da Lituânia, onde o ministro se encontra no âmbito de uma visita aos militares portugueses que aí cumprem uma missão de policiamento e vigilância aérea da NATO.

As palavras do ministro surgem horas após Jens Stoltenberg, o secretário da NATO, ter acusado a Rússia de estar a apoiar e a fornecer com equipamento os rebeldes separatistas na Ucrânia.

Já a presença do navio hidrográfico ocorre depois de dois incidentes envolvendo aviões militares da Rússia numa zona do Atlântico sob a responsabilidade portuguesa.

Em destaque

Subir