Nas Notícias

Depois de operado a um tumor na cabeça, o… peixinho está bem

peixe operadoUm peixinho-dourado foi operado a um tumor. A insólita cirurgia decorreu num hospital veterinário na Austrália. A dona de George, um peixe com 10 anos, estava tão afeiçoada ao animal que pagou os 200 dólares da operação.

George, um peixinho-dourado com 10 anos de vida, foi operado com sucesso a tumor, num caso que tem sido destacado pela imprensa australiana.

São poucos os casos conhecidos de peixes de aquário a recorrerem ao ‘balde de operações’, o que fez recair a atenção sobre a cirurgia executada por Tristan Rich, do hospital veterinário Lort Smith, em Melbourne.

“O peixinho estava em sofrimento e propus à dona que escolhesse entre tentar remover o tumor e ‘pô-lo a dormir’. Como ela estava muito afeiçoada ao George optou pela operação”, explicou o cirurgião veterinário.

A operação não foi tão fácil como pode parecer. “Estamos a falar de um animal com 80 gramas, é preciso controlar a perda de sangue, que não pode ser superior a meio mililitro”, destacou Rich.

A cirurgia demorou 45 minutos, entre dois baldes com água e anestesia e um terceiro com água ricamente oxigenada (para o pós-operatório) e custou 200 dólares, “o mesmo que cobraria se fosse a um cão ou um gato”.

O veterinário elogiou ainda a equipa do Lort Smith por não discriminar as espécies que ‘merecem’ ou não ser operadas: “todos os dias fazemos algo diferente, seja operar um pequeno sapo, seja tratar periquitos ou lagartos”.

https://www.youtube.com/watch?v=jvF232cRzoU

Em destaque

Subir