Desporto

Denver Broncos ganham Super Bowl 50

during Super Bowl 50 at Levi's Stadium on February 7, 2016 in Santa Clara, California.

A 50.ª edição do SuperBowl, que teve lugar este domingo no estádio Levi’s, em Santa Clara, São Francisco, fez parar a América, como as anteriores finais da liga profissional de futebol americano (NFL).

O bom tempo que se fez sentir no norte da Califórnia e o clima festivo ajudaram ao espetáculo, que punha frente a frente uns Denver Broncos aspirantes a um terceiro título a uns Carolina Panthers que tinham sido a grande revelação da temporada.

Ao facto da equipa do Colorado querer vingar a derrota sofrida no anterior SuperBowl em que participou, havia que juntar o provável final dos 18 anos de carreira seu ‘quarterback’ Peyton Manning.

Manning , que já tinha conseguido um anel de campeão pelos Indianapolis Colts, podia assim sair da NFL pela ‘porta grande’, num encontro em que não pôde brilhar, já que as defesas se sobrepuseram aos ataques, nomeadamente a dos Broncos,

SuperBowl116

Uma corrida de 50 metros para um ‘touch down’ (ensaio) do ‘running back’ C.J. Andersson, para além de dois chutos defensivos que deram pontos de Brandon McManus, deram a vitória aos Broncos por 24-10.

A equipa de Carolina, liderada pelo ‘quarterback’ Cam Newton, bem tentou uma reação no segundo período, chegando aos 10-6, mas isso foi o máximo que o MVP (jogador mais valioso) da temporada conseguiu.

O ‘linebacker’ Von Miller comandou uma defesa de Denver que esteve implacável, com dois ‘fumbles’ (jogada em que faz o adversário deixar cair a bola) que acabaram por ser determinantes na vitória e lhe valeram o título de MVP deste Super Bowl.

Peyton Manning preparado para se retirar?

SuperBowl316

Para Peyton Manning, de 39 anos – o mais antigo ‘quarterback’ na história do Superbowl – concretizou-se o sonho de ser campeão pela segunda vez e por uma equipa diferente, enquanto que na estrutura dos Denver Broncos John Elway (uma lenda viva da NFL) era um feliz manager, conseguindo o primeiro título (troféu Vince Lombardi) nesse cargo depois de o ter conquistado no passado como jogador.

Questionado se iria pendurar as chuteiras e o capacete após a conquista deste Super Bowl, Manning afirmou: “ Vou ter refletir um tempo. Tenho algumas prioridades primeiro. Beijar a minha mulher e os meus filhos, abraçar a minha família, beber muita cerveja. Prometo isso e agradecer a Deus por esta oportunidade”.

Mas faça Peyton Manning o que fizer o seu lugar na história da liga já está assegurado, pois também ser tornou no primeiro ‘quarterback’ da NFL com 200 vitórias – 188 na época regular e 14 nos jogos de playoffs e finais. Estava empatado nesses números com outra ‘estrela’, Brett Favre, no Pro Foottbal Hall of Fame e 2016 com 199 vitórias.

Beyoncé, Bruno Mars e Coldplay ao intervalo

SuperBowlShow116

71.088 espetadores assistiram à partida ao vivo no Levi’s Stadium, para além dos milhões pela televisão, que no intervalo tiveram a oportunidade de ver um espetáculo de luz e cor, bonitas coreografias e uma performance de Beyoncé, Bruno Mars e Coldplay.

Chris Martin e os seus parceiros de concerto envolveram o público presente em Santa Clara, num ‘show’ que durou 15 minutos e incluiu também dezenas de músicos e bailarinos, tocando trechos de alguns dos êxitos da conhecida banda.

Em destaque

Subir