Nas Notícias

“Dentro de 10 anos, um em cada dois portugueses terá cancro”, avisa Sobrinho Simões

sobrinho simesNum dia “memorável para quem faz investigação”, graças à apresentação da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro, o investigador Sobrinho Simões alerta para um aumento da incidência de cancro em Portugal. “Dentro de 10 anos, metade da população portuguesa terá um cancro”, avisa o diretor do IPATIMUP.

“Este é um dia memorável para quem faz investigação em Portugal”, afirmou hoje Sobrinho Simões, na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto, onde foi apresentada a primeira Associação Portuguesa de Investigação em Cancro, que vai reunir especialistas para avançar no conhecimento.

Sobrinho Simões, diretor do IPATIMUP, vai mais longe e considera que este é o passo mais importante dado em Portugal nos últimos anos, em termos de investigação em cancro, doença que afeta cada vez mais pessoas.

“Nesta altura, um terço dos portugueses, um terço dos europeus, vem a padecer de cancro em vida. Dentro de 10 anos, um de cada dois portugueses terá um cancro. E nós queremos tratar as pessoas, queremos que as pessoas sobrevivam”, salienta.

E foi neste cenário cruel dos números e nesta vontade dos investigadores que nasceu a Associação Portuguesa de Investigação em Cancro, que vai ser legalizada em 2013.

Uma das grandes missões da associação é fazer um levantamento nacional sobre o cancro e propor metodologias de interação com outras entidades internacionais, através de reuniões e eventos periódicos. leia mais.

O combate ao cancro é o centro da questão, ainda que as dificuldades económicas dos doentes oncológicos se agravem. “A indústria farmacêutica sabe que esta área do ponto de vista económica. Se os tratamentos não são baratos e se metade da população terá cancro, acredito que vai haver dinheiro para tratar as pessoas”, realça Sobrinho Simões.

Em destaque

Subir