Nas Notícias

Saúde oral: Centros de saúde ganham médicos dentistas à experiência

dentista

Um projeto piloto vai colocar médicos dentistas em 13 centros de saúde. O objetivo do Ministério da Saúde é melhorar os cuidados de saúde oral, tornando-os mais acessíveis para a população. Se a iniciativa correr bem, mais dentistas serão colocados nos centros de saúde de todo o país.

O projeto piloto, acrescentou Fernando Araújo, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, começa com profissionais de saúde oral em 13 centros de saúde entre Lisboa e Alentejo (11 na zona de Lisboa e os restantes em Portel e em Montemor-o-Novo) até ao final do primeiro semestre.

“Pretendemos, ao longo destas experiências-piloto, e serão 13 nesta primeira fase, iniciar a integração de médicos dentistas nos cuidados de saúde primários, de modo a que os utentes tenham uma acessibilidade fácil a cuidados de saúde oral e possamos prestar uma resposta com qualidade”, argumentou o governante.

A saúde oral continua a ser “uma área de fragilidade” no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS), acrescentou: “Apesar do programa ‘cheque-dentista’ que temos tido ao longo destes últimos oito anos e para além de toda a política na área da prevenção e na promoção da saúde oral, continuamos a ter uma área de fragilidade, no sentido do acesso a cuidados de saúde oral”.

“Dentistas e os assistentes de medicina dentária irão estar, em presença física, nos centros de saúde e os utentes vão poder ser orientados” pelos médicos de família, assegurou Fernando Araújo.

Ainda segundo o governante, o sucesso do projeto piloto será essencial para, no futuro, alargar a iniciativa a outras zonas do país.

Em destaque

Subir