Nas Notícias

Dengue no Japão: Dois novos casos juntam-se à jovem de Saitama

mosquitoJá são três: depois de uma jovem de Saitama ter mostrado sinais de dengue, as autoridades de saúde do Japão confirmaram a existência de mais dois casos. É a primeira vez que a doença chega ao ‘império do sol’ em quase 70 anos.

Em quase 70 anos, o Japão registou três casos de dengue, todos nos últimos dias.

Há dois dias, as autoridades de saúde do ‘império do sol’ divulgaram que o primeiro caso do vírus no país fora confirmado: trata-se de uma jovem de Saitama, na região de Tóquio, que nunca saíra do arquipélago.

Hoje, são três os casos confirmados de dengue no Japão. De acordo com o Ministério da Saúde, uma mulher com cerca de 20 anos, também de Saitama, foi internada e apresenta um quadro clínico estável, tal como um residente em Tóquio, de idade não revelada e que está internado noutro hospital.

As autoridades acreditam que a forma de contágio foi semelhante, uma vez que os três infetados frequentam o mesmo estabelecimento de ensino, em Tóquio.

São os primeiros casos da presença no vírus no Japão desde 1945. Em média, há 200 japoneses a serem infetados por ano, mas durante viagens ao estrangeiro.

Esta estatística reforça a tese do Ministério: um cidadão terá contraído o dengue durante uma viagem e, depois de regressar, terá sido picado por um mosquito aedes aegypti, o principal agente transmissor do vírus. Esse mosquito terá posteriormente picado as três vítimas agora internadas.

De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, há 98 situações de cidadãos contaminados pelo vírus, durante viagens ao estrangeiro realizadas no ano fiscal, sob observação.

As autoridades de saúde colocaram em marcha uma campanha de sensibilização para os principais sintomas do dengue (febre alta e dor de cabeça), instruindo a população a procurar um médico se sentir algum sinal suspeito de dengue.

Em destaque

Subir