Nas Notícias

Dengue na Madeira: O primeiro surto em solo europeu desde 1920

dengue1Com mais de 1300 pessoas infetadas com dengue, na Madeira, a Europa vive o primeiro surto da doença desde meados de 1920. No entanto, a entidade que controla as doenças em solo europeu considera a situação controlada, ainda que aconselhe comportamentos preventivos. A Direção-Geral da Saúde aponta no mesmo sentido.

A entidade que supervisiona a doença na Europa aponta mais de 20 casos fora da Madeira. Mas os 1357 doentes confirmados na região autónoma levam o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da Europa a alertar para um surto de dengue histórico, que “constitui riscos de saúde pública”.

“Dada a dramática expansão da transmissão endémica da dengue mundialmente nos últimos 20 ou 30 anos e dado o alto número de visitantes a Madeira, o surto é grande e constitui um risco para a saúde pública”, revela aquela entidade, num comunicado.

O surto de dengue na Europa começou em outubro. Desde então, os números foram sendo atualizados e já chegam aos 1357 casos. Não se registaram quaisquer mortes, mas houve quase 100 pessoas que necessitaram de tratamento em unidades de saúde.

Além do arquipélago da Madeira, há outros casos de dengue assinalados fora de Portugal. França e Croácia são exemplos, mas em número escasso. Prevê-se que o número de infetados com o mosquito na Madeira continue a aumentar até ao final do ano.

Apesar de tudo, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da Europa não coloca quaisquer restrições a viagens à Madeira. Apela apenas aos turistas ou outras pessoas que necessitem de visitar o arquipélago a adotar comportamentos preventivos.

Este combate à dengue na Madeira foi dificultado pelas condições climatéricas que se fizeram sentir na região, há duas semanas, já que as chuvas ajudaram o mosquito a movimentar-se. “Este mosquito desenvolve-se na água e é na água que coloca os ovos”, explicou o diretor-geral da Saúde, Francisco George.

Francisco George confirmou apenas oito casos em Portugal continental, mas que todos esses estavam controlados, num quadro benigno. As viagens para a Madeira continuam a decorrer sem quaisquer restrições, embora seja aconselhada a adoção de medidas preventivas.

A dengue é uma doença que mata, mas não se transmite de pessoa para pessoa. Estima-se que esteja presente em mais de 100 países. Em todo o mundo, em cada cinco pessoas, duas estão expostas à epidemia.

Em destaque

Subir