Nas Notícias

Dengue: Japão ‘rega’ parque com inseticida e estuda medidas de contenção

mosquitoA suspeita de que um homem terá sido infectado com o vírus do dengue num parque de Tóquio levou as autoridades japoneses a tomar medidas drásticas. O espaço foi ‘regado’ com inseticida e estão em estudo mais medidas para conter a propagação do mosquito transmissor.

As autoridades do Japão pulverizaram com inseticida, ontem, o parque Meiji-jingu Gaien, em Tóquio.

A medida foi tomada depois de um homem de 60 anos, infetado com o vírus, ter adiantado que fora picado por mosquitos nesse jardim, no final de agosto.

Suspeitando que a picada tenha sido feita por um aedes aegypti, o principal agente transmissor do dengue, cerca de 20 funcionários municipais e de agências governamentais ‘regaram’ o parque com inseticida para conter a propagação da doença.

Outros jardins e parques podem vir a beneficiar da mesma medida, depois de outras pessoas infetadas terem declarado que foram picadas no parque Yoyogi.

Há quase 70 anos que o vírus não era detetado no Japão. Em média, há 200 japoneses a serem infetados por ano, mas durante viagens ao estrangeiro.

Os recentes casos (cerca de 70) reforçam a tese do Ministério: um cidadão terá contraído o dengue durante uma viagem e, depois de regressar, terá sido picado por um mosquito aedes aegypti, o principal agente transmissor do vírus.

Esse mosquito terá posteriormente picado as primeiras vítimas, de onde o vírus ‘partiu’ noutros mosquitos que terão picado outras pessoas.

As autoridades de saúde colocaram em marcha uma campanha de sensibilização para os principais sintomas do dengue (febre alta e dor de cabeça), instruindo a população a procurar um médico se sentir algum sinal suspeito de dengue.

Em destaque

Subir