Nas Notícias

Demissões no Governo: Três secretários ‘derrotados’ pelas viagens da Galp ao Europeu

Fernando Rocha Andrade, João Vasconcelos e Jorge Costa Oliveira ‘foram à bola’, a convite da Galp, e agora demitem-se do Governo. Os três secretários de Estado saem um ano após aceitarem o convite da empresa para verem jogos do Euro 2016, disputado em França.

“Apesar de não ter sido deduzida pelo Ministério Público qualquer acusação” contra os ex-governantes, Fernando Rocha Andrade, João Vasconcelos e Jorge Costa Oliveira  entenderam não ter condições de continuar em funções após saberem que dois chefes de gabinete foram constituídos arguidos no caso das viagens pagas por patrocinadores oficiais da Seleção Nacional.

Fernando Rocha Andrade (secretário de Estado dos Assuntos Fiscais), João Vasconcelos (Indústria) e Jorge Costa Oliveira (Internacionalização) “solicitaram a exoneração das suas funções governativas”, adiantou o gabinete do primeiro-ministro, em comunicado. E António Costa aceitou.

“Não podia negar-lhes esse direito”, justificou o líder do executivo, citado hoje pelo Público.

“Ponderando a vontade manifestada pelos senhores secretários de Estado, a avaliação que fazem das condições para o exercício das funções e de modo a não prejudicar o seu legítimo direito de defesa, decidi aceitar o pedido de exoneração, apesar de não ter sido deduzida pelo Ministério Público qualquer acusação, nem consequentemente uma eventual acusação ter sido validada por pronúncia judicial”, sustenta uma nota enviada pelo gabinete de António Costa à agência Lusa.

O primeiro-ministro, “reconhecido” pela “relevante e dedicada colaboração dos três secretários de Estado nas funções desempenhadas no XXI Governo Constitucional”, deve aproveitar a ocasião para ‘retocar’ o executivo, embora sem chegar ao topo da hierarquia.

Apesar de PSD e CDS exigirem a queda de Constança Urbano de Sousa e Azeredo Lopes, a mini-remodelação não deverá atingir qualquer ministro.

É a terceira vez que António Costa tem de promover mudanças no Governo, depois da demissão do ministro da Cultura (João Soares) e do secretário de Estado da Juventude e Desporto (João Wengorovius Meneses).

Há cerca de um ano, quando se soube que vários governantes tinham ido ver jogos a França a convite da Galp, várias vozes pediram demissões, incluindo o ‘pai da Constituição’, Jorge Miranda. Recorde esse depoimento:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=Y11N7979W59A

Em destaque

Subir