TV

Delegados tomam droga alucinogénica e interrompem conferência sobre homeopatia

Quase 30 delegados de uma conferência sobre homeopatia, na Alemanha, foram hospitalizados em estado grave. Tomaram uma droga alucinogénica semelhante ao LSD e obrigaram ao fim antecipado do evento. Ao local acorreram mais de 150 pessoas, entre pessoal médico e polícia.

A homeopatia é uma terapia alternativa, a segunda mais popular em todo o mundo, que visa a cura através do restabelecimento do equilíbrio e da energia vital. A não ser que a doença seja provocada por… uma droga alucinogénica.

Na cidade de Handeloh, na Alemanha, uma conferência internacional sobre homeopatia terminou de forma caótica, com quase 30 delegados (com idades entre os 24 e os 56 anos) a serem hospitalizados em estado grave, apresentando alucinações, problemas respiratórios, ritmo cardíaco acelerado e fortes dores abdominais.

Entre socorristas, técnicos de saúde e polícia, a resposta das autoridades envolveu mais de 150 pessoas, o que ajudou à confusão.

Os testes realizados à urina dos delegados internados acusou 2C-E, uma droga alucinogénica e psicadélica semelhante ao LSD (no Reino Unido, é classificado como “entre o LSD e o ecstasy”). Na Alemanha, onde é conhecida como Aquarust, foi inscrita como substância ilícita no início deste ano. A mesma droga foi encontrada durante as buscas ao hotel onde se encontravam os participantes na conferência.

De acordo com a imprensa local, ainda nenhum delegado “recuperou o suficiente” para explicar às autoridades o que verdadeiramente aconteceu.

“Só pode ter sido uma overdose múltipla”, adiantou Torsten Passie, membro da comissão governamental de peritos em narcóticos: “Isto faz-nos acreditar que as pessoas informadas não iriam tomar um alucinogéneo de forma consciente. Estamos a assumir que os delegados não foram informados sobre qual era a substância, nem quais os efeitos e os riscos associados à mesma”.

De forma não oficial, as autoridades revelaram que tudo aponta para que a droga tenha sido disfarçada como uma substância mais ‘leve’ ou até mesmo ter sido uma brincadeira que correu mal.

A VDH, associação que representa os praticantes de terapias naturais na Alemanha (como os homeopatas), já se distanciou dos acontecimentos e garantiu: “desconhecemos os organizadores desta conferência obscura e estes eventos não são tolerados pela nossa associação. Este tipo de incidente só prejudica a imagem dos profissionais de medicinas alternativas e contradiz os valores morais e legais das terapias”.

Em destaque

Subir