Nas Notícias

“Degradação” nos transportes públicos de Lisboa leva Sérgio Monteiro ao Parlamento

sergio monteiroO secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, foi chamado pela Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas para defender o Governo da acusação socialista de “degradação dos transportes públicos na área metropolitana de Lisboa”.

Os transportes públicos na área de Lisboa sofreram uma “degradação” promovida pelo Governo, no entender do PS. Os deputados socialistas exigem explicações e apresentaram um requerimento para que o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, explique as decisões do executivo sobre a matéria.

Segundo o PS, “o Governo promoveu uma degradação da utilização do transporte colectivo público”, visando em especial a “área metropolitana de Lisboa e em todos os meios de transporte colectivo público que a servem”. Como exemplo, o requerimento salienta a “diminuição de carreiras e comboios, diminuição dos horários de funcionamento no período nocturno e ao fim-de-semana, diminuição de viaturas em circulação e de composições e carruagens e o passe social na Grande Lisboa ao nível dos mais caros da Europa”.

Quando Sérgio Monteiro for ao Parlamento – a audição ainda não está agendada – terá de se explicar também sobre a “supressão de apoios a estudantes, pensionistas e reformados, custos operacionais suportados esmagadoramente pelos utilizadores, ausência de concertação política com as autarquias para uma melhor gestão, ausência de fontes alternativas de financiamento em articulação com as autarquias”, como refere o mesmo requerimento do PS.

O documento aponta ainda “notícias vindas a público” que “continuam a referir a intenção de privatização ou concessão, apressadas, da Carris e do Metro sem articulação com as autarquias e sem que se perceba exactamente os moldes em que tal vai ser feito ou está a ser feito”.

A chamada do secretário de Estado dos Transportes foi ontem aprovada pela comissão parlamentar.

Em destaque

Subir