Economia

Défice sobe 165 milhões e ultrapassa 2000 milhões até abril

O défice orçamental em contas públicas totalizou 2022 milhões de euros até abril, mais 165 milhões de euros, devido a um crescimento da despesa superior ao da receita, divulgou hoje o Ministério das Finanças.

Num comunicado que antecede a publicação, pela Direção-Geral de Orçamento (DGO), da síntese de execução orçamental até abril, o Ministério das Finanças afirma que o défice das Administrações Públicas aumentou 165 milhões de euros em termos homólogos, totalizando 2022 milhões de euros.

“Esta evolução é explicada por um crescimento da despesa (4,1 por cento) superior ao da receita (3,8 por cento)”, explica a tutela.

O ministério liderado por Mário Centeno assegura que “quando corrigidos os fatores especiais que influenciam a execução, mas que não afetam o défice anual em contas nacionais, esta evolução está em linha com a melhoria prevista do défice em contas nacionais inscrita no Orçamento do Estado 2018 (OE2018)”.

No mesmo período, o excedente primário – que exclui os encargos com a dívida pública – ascendeu a 1.474 milhões de euros, tendo aumentado 418 milhões de euros relativamente a abril de 2017.

Em destaque

Subir