Economia

Défice com ou sem CGD é como a roupa no momento da balança, explica Ferreira Leite

Manuela Ferreira Leite considerou inevitável a contabilização da capitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no défice de Portugal, comparando a situação à pessoa que usa a balança sem ter em conta o peso da roupa.

No comentário semanal para a TSF, a ex-ministra das Finanças explicou que o défice apontado por Bruxelas – três por cento – é o verdadeiro, depois da “confusão” lançada pelo Governo ao apresentar um défice de 0,9 por cento, o mais baixo de sempre na história democrática de Portugal.

Como as autoridades europeias incluíram a ajuda ao banco público (a operação de capitalização) nas contas do défice, a diferença dos valores apresentados permitiu demonstrar como o conceito “é teórico e elástico”, reforçou.

Para tornar o conceito mais compreensível, Manuela Ferreira Leite comparou o défice ao peso de uma pessoa.

“Uma pessoa que se vai pesar, para controlar a saúde, pesa um determinado número de quilos e passado uma semana pesa muito mais. Não pode daí concluir que melhorou imenso de saúde, porque provavelmente entre os dois pesos existe a roupa com que estava vestida, uma roupa leve ou muito pesada. Aquela diferença, resultado de uma análise de peso em cima da balança, não tem nenhum significado para a saúde”, argumentou.

Nesta metáfora, o número de 0,9 por cento do défice, anunciado inicialmente, resultou de um truque contabilístico, pois o cálculo não incluiu “a contribuição” do Estado para a CGD.

“A Europa considerou que essa despesa com a Caixa devia ser considerada e as nossas instituições consideraram que não”, reforçou.

“Disto não vem nenhum mal ao mundo, o nosso dia a dia não se mudou, não houve um anúncio de aumento de impostos, isso sim, seria grave. Foi uma despesa que não se vai repetir”, concluiu Manuela Ferreira Leite.

Em destaque

Subir