Economia

Défice nos 6,9 por cento: Segundo semestre traz sempre mais despesa que o primeiro

eurosPortugal não conseguirá atingir as metas do défice de 2012, sem que o Governo de Passos Coelho adote novas medidas de austeridade. A ideia parte da unidade técnica do parlamento, que presta apoio ao Governo nas matérias orçamentais.

O défice, na primeira metade do ano, atingiu os 6,9 por cento, o que representa uma diminuição de um por cento, em comparação com 7,6 pontos percentuais que se registaram entre janeiro e março de 2012. no entanto, esta redução é insuficiente.

Nesse sentido, só com novas medidas de austeridade o executivo de Passos Coelho poderá encontrar receita para atingir as metas de 4,5 por cento, acordadas com a troika, no memorando de entendimento.

Apesar do esforço de contenção de despesa, o desvio do défice “Nem tudo aconteceu como se esperava”, reconhece Passos Coelho, que aponta “novos desafios para o Governo”.

É certo que Portugal não irá atingir as metas do défice, até porque, por regra, a despesa do Estado no segundo semestre do ano é sempre superior às do primeiro semestre. Nesse sentido, terá de ser feito um esforço adicional para que estes números negativos (6,9 por cento) pelo menos não sejam agravados.

Em destaque

Subir