Economia

Défice da Zona Euro: Portugal só é batido por três países


O défice atingiu os 9,1 por cento do PIB, em 2010, número que coloca Portugal no quarto lugar desta classificação negra. Irlanda (32,4 por cento), Grécia (10,5) e Espanha (9,2) formam o pódio dos piores défices da Zona Euro.

No ano passado, o défice português atingiu os 9,1 por cento do Produto Interno Bruto, paredes-meias com o défice espanhol, que atingiu os 9,2 pontos percentuais e perto do grego, que bateu nos 10,5 por cento. Bem mais longe está a Irlanda, com assustadores 32,4 pontos.

A média da União Europeia, na Zona Euro, não superou os seis por cento. De fora da Zona Euro está o Reino Unido, que também não evita uma percentagem elevada, superior à de Portugal e Espanha, nos 10,5 por cento.

Portugal tem ainda o quinto maior défice dos 27 países que formam a União Europeia. Do lado oposto está o Luxemburgo (1,7), Finlândia (2,5) e Dinamarca (2,7).

Ainda no campo económico, os juros da dívida atingiram hoje novos máximos. Os títulos a dois e cinco anos chegaram aos 12 por cento. Os receios sobre a capacidade da Grécia em pagar a dívida fizeram subir os juros. Os países periféricos da Zona Euro foram os mais fustigados.

Em destaque

Subir