Mundo

Decreto oficializa a intervenção no estado brasileiro de Roraima

Um decreto publicado hoje no Diário Oficial da União oficializou uma intervenção federal no estado brasileiro de Roraima, que vive uma crise fiscal com reflexo na área de segurança pública.

O decreto terá validade até dia 31 de dezembro e nomeou como interventor o governador eleito em Roraima, Antonio Denarium, que tomará posse em 01 de janeiro.

A partir de hoje ele substitui a governadora Suely Campos, que foi afastada do cargo.

A intervenção foi motivada por uma greve de agentes penitenciários e da polícia militar, que estão com salários atrasados devido a limitação orçamental do estado.

Além dos problemas financeiros, este estado brasileiro tem sofrido uma grande pressão com a imigração de venezuelanos que entram no Brasil e estão concentrados na cidade de Boa Vista, capital de Roraima, e na cidade fronteiriça de Pacaraima.

O decreto impõe que o interventor “poderá requisitar a quaisquer órgãos, civis e militares, da administração pública federal, os meios necessários para consecução do objetivo da intervenção, ressalvada a competência do Presidente da República para o emprego das Forças Armadas”.

No último domingo, Antonio Denarium afirmou, numa entrevista concedida ao canal de televisão Globonews, que vai restringir a entrada de venezuelanos no estado.

“Não conseguimos atender e não temos estrutura para tantos venezuelanos. Hoje estão entrando aproximadamente mil venezuelanos por dia aqui em Roraima (…) Vamos fazer um trabalho junto ao Governo Federal de restringir a entrada de venezuelanos”, frisou.

Além de dar respostas à crise causada pela imigração, o interventor e futuro governador disse que a sua prioridade será pagar os salários atrasados dos funcionários públicos e sanar as contas do governo de Roraima.

Em destaque

Subir