“Obrigado, Deco”, agradeceu o FC Porto, quando soube que o ‘mágico’ colocou um ponto final da carreira. Aos 35 anos, “os músculos não suportam mais”, confessou o médio português, nascido no Brasil, que levou os dragões a conquistarem a Liga dos Campeões e a Taça UEFA.
Os 17 minutos cumpridos na última quarta-feira, com a camisola do Fluminense (Brasil), foram os últimos de Deco enquanto jogador profissional de futebol. “É com muita tristeza e pesar que comunico o fim de minha carreira como atleta profissional”, anunciou hoje o ‘mágico’, com 35 anos de idade: “os últimos minutos na quarta-feira pelo Fluminense foram os últimos dos 17 anos dentro de campo como jogador de futebol”.
Deco destacou-se no FC Porto, que ajudou a ganhar a Liga dos Campeões (2003/2004), a Taça UEFA (2002/2003) e três campeonatos de Portugal. Voltou a vencer a ‘Champions’ pelo Barcelona, dois campeonatos de Espanha e um de Inglaterra, este ao serviço do Chelsea. Em 2010, regressou ao Brasil, onde nasceu (em São Bernardo do Campo), sendo bicampeão pelo Fluminense.
“Gostaria muito de continuar até o final deste Brasileirão e ajudar a colocar a equipa novamente na Libertadores. Mas não estou conseguindo, os músculos não suportam mais”, confessou o médio.
O percurso no FC Porto, onde chegou depois de passagens pelo Salgueiros e Alverca, e a naturalização levaram a que fosse convocado para a Seleção Nacional, contribuindo para levar Portugal à final do Euro 2004 e às meias-finais do Mundial 2006. Apesar de nascido no Brasil, representou Portugal em 75 encontros oficiais.
Despedida no Dragão?
Ao saber da decisão, o FC Porto emitiu um comunicado a agradecer a Deco pelo que deu aos dragões: “três Supertaças, três Campeonatos, três Taças de Portugal, uma Taça UEFA e uma UEFA Champions League de Dragão ao peito. Deste ainda mais magia à História do FC Porto. Obrigado, Deco”.
A nota oficial portista abre a porta a um jogo de despedida no Dragão. Seria o cumprir de um sonho de Deco, como revelou o assessor Acaz Fellegger, citado pela Renascença: “ele tem um carinho muito grande pelo FC Porto e diz-se adepto do FC Porto. Ele conquistou 11 títulos pelo FC Porto. Se houver alguma possibilidade de de jogo de despedida, com certeza que o FC Porto estará incluído”.