Apresentações/Novidades

DECO diz que a Volkswagen não resolveu problema das emissões

DECOemissoesVW1

A DECO alertou para o facto das medidas que a Volkswagen tomou para resolver o problema suscitado pelo escândalo da falsificação das emissões – que ainda está a ser investigado – foram ineficazes. Aliás, a aquela entidade de defesa do consumidor diz mesmo que o problema foi agravado.

Para chegar a esta conclusão a DECO cita um estudo feito pela congénere italiana (Altoconsumo), segundo o qual fica comprovada a inutilidade da intervenção que o construtor alemão está a realizar nos veículos com emissões falsificadas.

Aliás, a associação portuguesa do consumidor destaca o facto da Volkswagen dar um tratamento diferenciado entre os clientes americanos e os europeus, privilegiando os primeiros.

Um representante da DECO referiu à agência LUSA que a Altroconsumo fez uma bateria de testes a um Audi A5 intervencionado pela marca após o escândalo num laboratório independente e que a única alteração que foi detetada em termos de emissões de NOX foi o facto delas terem aumentado 13%.

DECOemissoesVW

Daí que a associação portuguesa de defesa do consumidor aconselhe os proprietários dos veículos afetados pelo escândalo da falsificação das emissões a solicitarem os concessionários e as oficinas para darem uma resposta positiva ao problema.

E mais, a DECO quer que o Estado português esclareça se a chamada para intervenção da Volkswagen é ou não obrigatória, ao mesmo tempo que obrigue o construtor a provar a eficácia da intervenção, face ao caso detetado pela sua congénere italiana.

Em destaque

Subir