Nas Notícias

Debate “ideológico” entre Mexia e Tavares cancelado por falta de “palco”

univ coimbraOs alunos da Faculdade de Direito de Coimbra agendaram um debate entre Pedro Mexia e Rui Tavares, intitulado “Haverá espaço para as ideologias no mundo actual?”. O evento não vai ocorrer porque a FDUC, diz a direção, “não é palco para debates ideológicos”.

Um debate organizado pelo Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra (NEDAAC) foi cancelado por falta de “palco”. A iniciativa deveria decorrer, quinta-feira, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), que “não é palco para debates ideológicos”.

O motivo foi apresentado pelo próprio diretor da FDUC, António Santos Justo, citado pela Lusa. Como a faculdade “não é palco para debates ideológicos”, não foi cedida a sala para um evento que, ainda segundo o diretor, “nunca foi permitido”.

Em declarações à Lusa, António Santos Justo explicou que a FDUC “é uma casa com liberdade para cada um afirmar os seus credos religiosos e políticos, mas não pode ser um palco deste tipo de debates”.

Uma faculdade tem de afirmar-se como “um espaço neutro” e com “isenção partidária”, reforçou.

Os argumentos foram contestados pela organização. Alexandre Amado, presidente do NEDAAC, afirmou ao I: “A resposta foi que a sala não seria cedida, alegando uma tradição da faculdade de não admitir debates político/ideológicos”.

Ao mesmo jornal, Luís Silva (antecessor de Amado na NEDAAC) reforçou que já houve “debates sobre matérias tão ou mais politizadas e foram permitidas”, inclusive no primeiro ano de António Santos Justo como diretor da FDUC.

A polémica não ficou pela academia. Vários deputados, como Duarte Marques (PSD) e Pedro Delgado Alves (PS), lembraram ter participado em “debates político/ideológicos” nas instalações da FDUC.

“Um verdadeiro disparate” e uma decisão “incompreensível”, comentaram os dois parlamentares.

O I ressalva uma alteração nos procedimentos internos da faculdade. Desde há uma semana que a requisição de salas para iniciativas promovidas pelos alunos deixou de passar pelos serviços académicos, sendo agora tutelada pela direção.

Em destaque

Subir