Tecnologia

De onde vem o gás metano em Marte?

marte 210 O Curiosity descobriu que em Marte há metano, um gás produzido (aqui na Terra) por organismos vivos ou pela decomposição de matéria orgânica. O que o robô da NASA não conseguiu apurar é de onde provêm as emissões regulares de metano no ‘planeta vermelho’.

Em Marte, há emissões regulares de metano, um gás essencial à vida e que, pelo menos aqui na Terra, é produzido por organismos vivos ou pela decomposição de matéria orgânica.

A descoberta foi feita pelo robô da agência espacial norte-americana que explora o ‘planeta vermelho’, o Curiosity, e levantou uma pergunta que está a intrigar os cientistas: o que produz o metano marciano?

A pergunta é uma das que mais tem animado o congresso anual dos geofísicos norte-americanos, a decorrer em São Francisco ao longo desta semana.

A questão foi levantada depois dos dados recolhidos nos últimos 20 meses pelo robô da NASA terem sido apresentados na revista Science.

“Estes resultados sugerem que o metano é produzido ocasionalmente e escapa do solo perto da cratera de Gale”, revelaram os investigadores da agência.

O Curiosity tem explorado a cratera de Gale, onde o robô pousou em agosto de 2012, e revelou dados paradoxais sobre o metano existente em Marte.

Se é verdade que existe menos deste gás do que os cientistas esperavam, também o é que os níveis de concentração são muito mais elevados.

Christ Webster, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, revelou que existem “picos de aumento em dez vezes, ou até mais, em determinadas ocasiões ao longo de 60 dias marcianos”.

Em destaque

Subir