Nas Notícias

Dê abraços e evite a gripe e a ansiedade

gripe Se não tomou a vacina da gripe, abrace alguém. O gesto, repetido diariamente, ajuda a prevenir várias doenças, como demonstrou um estudo realizado nos EUA. A interação social, em especial quando envolve o toque, fortalece o sistema imunitário.

Não se admire se, em plena época da gripe, ver as pessoas a abraçarem-se sem qualquer receio de contágio. Um estudo científico acaba de demonstrar que o abraço é a melhor prevenção contra o vírus da gripe e outras maleitas, como a ansiedade e a depressão.

“Há várias evidências que mostram que o toque pode proteger as pessoas de vários sintomas”, resumiu Sheldon Cohen, professor de psicologia da Universidade Carnegie Mellon e um dos envolvidos neste estudo realizado nos EUA.

Como mostra a experiência, ontem publicada no journal Psychological Science, a existência de uma sólida rede de apoio social ajuda a proteger as pessoas do stress e até do vírus da gripe.

Os dados reportam aos 15 dias de ensaio clínico com 400 voluntários, que foram questionados sobre os níveis de apoio e interação social, como se tiveram uma discussão recente e se tinham abraçado alguém.

Os investigadores aplicaram, depois, algumas gotas nasais que continham o vírus da gripe. Os voluntários ficaram isolados num hotel, permitindo à equipa de cientistas monitorizar as relações sociais que desenvolviam nas áreas comuns e o avanço da doença.

Como mostraram os resultados, as pessoas que mais abraçavam os outros e que mais apoio recebiam, fosse de familiares, fosse de amigos, apresentaram muito menos sintomas do que os outros.

“Um abraço por dia é dose suficiente”, conclui ainda Sheldon Cohen.

Em destaque

Subir