Cultura

David Fonseca escreveu-lhe uma carta cheia de novidades

David_Fonseca_900

Chama-se David Fonseca e é músico. Conhece? De certeza que sim. Este ilustre conhecido decidiu escrever-lhe uma carta. Nós cometemos a inconfidência de a ler e encontrámos muitas novidades…

Caríssimos,

O meu nome é David Fonseca e sou músico. Faço também muitas outras coisas, algumas pequenas e insignificantes, como desviar os pés das formigas que constroem um universo desconhecido subterrâneo a 4 metros da minha porta de casa, e outras maiores e fulcrais, mas que acabam por ocupar o mesmo espaço das pequenas. E hoje, no anúncio público do meu novo trabalho discográfico, resolvi ser eu a escrever o press-release que geralmente acompanha estes eventos, habitualmente cheios de adjectivos sonantes e informação genérica carregada de datas e factos mais e menos relevantes. Não que tenha algo contra press-releases e outros mecanismos de promoção anónima, mas este é um momento especial para mim e prefiro falar-vos dele de forma mais pessoal. Vou tentar ser breve, sei bem como o tempo nos escapa a todos. A minha boca encostada ao vosso ouvido, a hesitar entre palavras, como explicar o que me atravessa o coração há tanto tempo?

Há um ano e meio entrei numa casa vazia a poucos metros do mar, o Inverno a empurrar o vento contra as janelas, a familiaridade de uma casa onde curei desilusões e alimentei sonhos, quase todos impossíveis como os sonhos devem ser. Um computador, uma máquina de escrever, um microfone, um teclado e uma guitarra foram montados no meio da sala e, desligado do mundo lá fora, deixei o meu mundo interior tomar conta daquele local, a minha voz a bater nas paredes, fita-cola a prender as teclas num acorde só, cordas que partiam com a agitação e ânsia do momento. O caos de ideias e sons de muitas horas deu lugar a um longo e solene silêncio, de onde abruptamente emergiu a minha voz a cantar estas palavras:

‘Não vás
Não deixes um momento só levar
A luz do teu lugar’…

‘Futuro eu’ chega às lojas no dia 16 de Outubro e está em pré-venda a partir de hoje no iTunes e Fnac a um preço especial até à data de lançamento.

Até à data deste press-release foram lançadas 3 canções de ‘Futuro eu’ e 3 lados-B, todos editados digitalmente e em vinil numa edição limitada, todas com vídeos realizados por mim (à excepção de ‘Hoje eu não sou’, filmado pelo talentoso André Tentúgal) e cujos bastidores incluem um mundo de aventuras que nunca poderei partilhar com ninguém pelo seu conteúdo sórdido e vagamente ilegal. Se nunca os viram ou ouviram, convido-vos a fazê-lo neste momento solene de campanha discográfica:

‘Futuro eu’ + ‘Sem Aviso’
‘Chama-me que eu vou’ + ‘É-me Igual’
‘Hoje eu não sou’ + ‘Senso’

Este é o alinhamento do disco.

‘Futuro eu’ tem data marcada para ser apresentado ao vivo em Lisboa e Porto, onde toda esta fantasia musical se tornará em algo real e possível de agarrar com as próprias mãos. Sem momentos virtuais ou painel de likes, convido-vos a desligarem os telemóveis e a entrar neste barco agitado comigo pela primeira vez, as velas a rasgar com o vento, o mundo a desaparecer lá fora, como na casa onde tudo isto começou.

Lisboa, Centro Cultural de Belém, 30 de Outubro.
Porto, Casa da Música, 31 de Outubro.

Cordialmente me despeço com o desejo sincero que nos encontremos em breve,

‘olhos nos teus olhos,
emocionados pelo espanto de ser,
de aqui estar
contigo.’

David Fonseca

Em destaque

Subir