Cultura

David Bowie relança Golden Years para iPhone

Músico, ator e produtor inglês vai colocar um êxito seu, de 1975, ao dispor dos usuários do iPhone. Mas ‘Golden Years’ perde o caráter ‘original’: graças a uma aplicação da Apple, será possível fazer um remix deste tema… Nos anos dourados da Internet, produzir-se-ão milhões de versões de um tema com quase 36 anos.

Mais um exemplo das infinitas potencialidades de um iPhone, ou uma prova de que o futuro não pode ignorar o passado. Um tema de 1975, da autoria de David Bowie, estará disponível para iPhone, a partir de 6 de junho, de uma forma interativa.

Não se trata de uma imposição da versão original de ‘Golden Years’, mas da possibilidade dos adeptos do iPhone fazerem um remix do tema. Para o efeito, têm ao dispor o original e uma aplicação que torna possível alterar os registos vocais, guitarras, baixo, bateria, percussão, harmónica e segundas vozes.

O resultado será uma versão única, criada por cada ‘iPhoner’. Além desta possibilidade, a aplicação apresenta um ‘shake do mix’ – ‘agita para misturar’, na tradução –, que assume precisamente essa função: quando o iPhone é agitado, cria-se uma mistura, dependentemente da intensidade desse ‘shake’.

Mas não é tudo. A versão de cada utilizador poderá ser exportada para o formato MP3 e posteriormente partilhada pelos amigos. A loja virtual da Apple está a vender esta aplicação, na App Store, a um preço muito convidativo: 1,5 euros (ou 1,99 dólares).

Conhecido como ‘camaleão do rock’, pela facilidade com que renova a sua imagem, David Bowie permite agora aos seus fãs vestirem a pele de camaleões e renovarem, eles mesmo, uma música com mais de 35 anos.

https://www.youtube.com/watch?v=wd2clb5T8JA

Em destaque

Subir