Cultura

Dario Argento, “o maior mestre do terror”, marca presença no MOTELx em Lisboa

dario argentoO realizador Dario Argento, “o maior mestre do terror em atividade”, é a figura maior do MOTELx deste ano, que decorre entre amanhã e domingo no cinema São Jorge, em Lisboa. No último dia, o italiano marca presença para responder às perguntas do público.

Começa amanhã o MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, no cinema São Jorge, que tem no italiano Dario Argento a figura maior. “É o mais antigo, o maior mestre do terror europeu ainda em atividade”, elogiou um dos diretores do festival, Pedro Souto, admitindo que a presença do “mestre” de 71 anos fez alterar, “de forma natural”, a programação inicialmente planeada.

No domingo, o último dia do evento, Dario Argento estará presente para conversar com o público, numa sessão de perguntas e respostas. Até lá, três dos seus filmes serão projetados no São Jorge: “Suspiria” (1977), “Inferno” (1980) e “Mother of Tears” (2007).

A presença do consagrado realizador influenciou também a escolha de alguns dos filmes a exibir, levando ao ‘recrutamento’ de autores influenciados pelo italiano, como os franceses Julien Maury e Alexandre Bustillo, que apresentarão “Livid”.

Na principal competição do festival estarão a concurso dez curtas-metragens, todas de produção nacional, com o vencedor a ser designado para disputar o ‘Méliès d’Or’, galardão da Federação Europeia de Festivais de Cinema de Fantástico que distingue o melhor filme de terror europeu.

O júri da edição de 2012 é formado pelos músicos Filipe Melo e Paulo Furtado e pelo realizador norueguês Pal Sletaune. A abertura oficial está a cargo de uma sequela, “REC3: Génesis”, do espanhol Paco Plaza.

Em destaque

Subir