Nas Notícias

Dar prioridade a Passos foi um erro de Cavaco, diz o El Mundo

Portugal foi notícia em vários jornais internacionais devida à queda do governo de Passos Coelho. Foram várias as publicações a dar destaque a este acontecimento em Portugal, entre eles o El Mundo.

O jornal espanhol El Mundo aponta o dedo a Cavaco Silva, dizendo que este não deveria ter dado todas as prioridades a um governo que, à partida, sabia que ia cair, dada a minoria parlamentar.

“Extravasando as funções de neutralidade que lhe são exigidas pelo cargo, o Chefe de Estado português teimou que seria o seu correligionário Passos Coelho a formar Governo”.

O mesmo jornal destaca o facto de o PS ter conseguido uma aliança impensável com os comunistas, nos dias de hoje, mostrando este facto inédito, embora com alguns ‘medos’.

“É a primeira vez desde 1975 que os socialistas se põem de acordo com a extrema-esquerda e isso provocou o receio dos mercados sob a forma de pressão sobre a dívida e quedas da bolsa em Lisboa”.

Apesar de mencionar os perigos e incertezas que podem trazer uma aliança política com a extrema-esquerda, o El Mundo toca no consciente do Presidente da República e diz que dar prioridade a Passos Coelho foi um erro, uma forma ‘correligionária’ de eleger um dos ‘seus’.

“Extravasando as funções de neutralidade que lhe são exigidas pelo cargo, o Chefe de Estado português teimou que seria o seu correligionário Passos Coelho a formar Governo”.

Apesar disso, o jornal espanhol não acredita nas capacidades de uma força de esquerda para lidar com as pressões e exigências que vão chegar da União Europeia, embora ache que o justo, e seguindo a constituição, era empossar um governo de esquerda que agora apresenta uma maioria parlamentar unida.

 

Em destaque

Subir