Mundo

Dar menos brinquedos às crianças estimula a criatividade, diz estudo

Um estudo desenvolvido pela Universidade de Toledo, em Ohio, nos Estados Unidos da América, sugere que oferecer menos brinquedos às crianças pode estimular o foco e a criatividade nas horas dedicadas à recreação. Poderá ser um aspeto a ter em mente nesta época natalícia.

A pesquisa, publicada na revista ‘Infant Behavior and Development’, mostra que as crianças que receberam menos brinquedos tiveram sessões práticas de brincadeira mais longas e criativas, o que pode ser um indicador relevante nos hábitos saudáveis em casa e na escola.

Na base do estudo estão experiências que envolveram 36 crianças com idades compreendidas entre os 18 e os 36 meses. À primeira, os pequenos receberam quatro brinquedos; na segunda, poderiam escolher entre 16 produtos.

Cada sessão durou trinta minutos e foi supervisionada pela equipa de investigação.

“Quando receberam menos brinquedos, as crianças envolveram-se em períodos mais longos de brincadeira com um único brinquedo, permitindo um melhor foco para explorar e brincar de forma mais criativa. Isso pode ser oferecido como uma recomendação em muitos ambientes para apoiar o desenvolvimento das crianças e promover uma recreação saudável”, escrevem os cientistas.

Quando haviam menos brinquedos, as crianças mostrarm uma maior variedade na forma de os usarem, bem como trocas menos frequentes entre eles.

Em média, cada criança interagiu com 8,6 brinquedos quando tinham 16 disponíveis, enquanto utilizaram 3,1 de um universo de escolha de apenas quatro.

A curta amostra do estudo não permite uma verdade absoluta sobre o número de brinquedos ideal para oferecer, mas os investigadores reiteram que quanto maior for a variedade mais ansiedade as crianças vão revelar em experimentá-los.

Apesar disso, o tempo gasto com cada brinquedo bem as diferentes maneiras de o utilizar sugere, sublinham os cientistas, que as crianças têm um tempo de recreação mais focado e criativo com menos brinquedos.

Posto isto, a equipa de investigação sugere que dar menos brinquedos encoraja as crianças a serem mais imaginativas e motiva o desenvolvimento de atenção das mesmas.

A pesquisa não garante resultados práticos na recreação das crianças – visto tratar-se de uma amostra reduzida – mas poderá indicar, a tempo do Natal, que o importante não é o número de brinquedos oferecidos, mas antes a forma como as crianças os podem utilizar.

Em destaque

Subir