Nas Notícias

Dar antibióticos a menores de 2 anos é um convite à obesidade infantil

bebes maos 210Um estudo demonstrou que o consumo de antibióticos por crianças com menos de 2 anos de idade faz aumentar o risco de obesidade infantil. Quanto mais doses são dadas aos bebés, mais aumenta a taxa de prevalência de obesidade nos anos seguintes.

A ligação é direta: segundo um estudo realizado por Charles Bailey, o consumo de antibióticos por crianças com menos de 2 anos de idade faz aumentar o risco de obesidade infantil.

O investigador do hospital pediátrico de Filadélfia (EUA) comprovou que, quanto mais regulares e maiores são as doses de antibióticos, mais aumentam as taxas de prevalência de obesidade e de excesso de peso nos anos imediatos.

O estudo, cujo resumo foi ontem publicado no Journal of the Medical American Association, analisou dossiês médicos de mais de 64 mil crianças, desde a nascença até aos cinco anos, entre 2001 e 2013.

O histórico revelou que 69 por cento das crianças tinham tomado antibióticos duas ou três vezes antes dos dois anos.

Em consequência, a taxa de prevalência de obesidade nas crianças aumentava dos 10 por cento aos 2 anos para os 14 por cento aos 3 e os 15 por cento aos 4 anos.

Igual registo foi encontrado no excesso de peso: 23 por cento (2 anos), 30 por cento (3 anos) e 33 por cento (4 anos).

As crianças que tomaram antibióticos quatro ou mais vezes, antes dos 2 anos de idade, apresentavam um risco ainda maior de obesidade, notaram os investigadores.

“Na medida em que a obesidade resulta de múltiplas causas, reduzir a prevalência depende da identificação e controlo de todos os fatores de risco”, explicou Charles Bailey.

Em destaque

Subir