Fórmula 1

Daniel Ricciardo na ‘pole’ para o Grande Prémio do Mónaco

Daniel Ricciardo confirmou o favoritismo que lhe era atribuído depois de dominar as sessões de treinos livres na qualificação para o Grande Prémio do Mónaco, ao conseguir a ‘pole’ para a corrida mais icónica da Fórmula 1.

O australiano, que já tinha batido o recorde do traçado monegasco e dominado as duas primeiras fases da qualificação, conseguiu garantir o primeiro posto da grelha de partida para a corrida de domingo ao rodar em 1m10,810s na sua primeira tentativa na Q3.

Ricciardo ainda tentou melhorar esse registo, mas ficou a 0,036s de o conseguir, batendo mesmo assim Sebastian Vettel por 0,229s. O alemão da Ferrari conseguiu desalojar Lewis Hamilton na sua derradeira tentativa, com o Campeão do Mundo a largar da terceira posição ao ficar a 0,422s.

Mesmo assim foi um bom resultado para o Campeão do Mundo, já que a pista do Principado não é muito favorável ao Mercedes desta temporada, contrariamente ao Red Bull e ao Ferrari. Kimi Rikkonnen confirmou isso mesmo no segundo Ferrari, ao lograr o quarto tempo, a 0,456s de Ricciardo, ainda que o finlandês não tenha podido melhorar o seu tempo com uma segunda tentativa.

Valtter Bottas fechou o top cinco no segundo Mercedes, mas mesmo assim a mais de seis décimas da ‘pole’, dividindo a terceira fila do ‘grid’ com Esteban Ocon, que foi o melhor dos ‘outros’ no mais rápido dos Force India.

No entanto o francês, apesar de ter mérito no registo conseguido, beneficiou do facto de Max Verstappen não ter participado na qualificação, já que depois de bater no terceiro treino livre e ter danificado o segundo Red Bull, também viu a caixa de velocidades do seu monolugar ser trocada. Isso significará que partirá para a corrida do ‘pit-lane’. Uma desilusão para o jovem piloto holandês, que ao longo dos treinos livres tinha sido sempre o segundo mais rápido atrás do seu companheiro de equipa Daniel Ricciardo.

Atrás de Ocon Fernando Alonso conseguiu levar o único McLaren até à Q3, tal como o seu compatriota Carlos Sainz Jr levou o único Renault a essa fase decisiva da qualificação, num top dez completado por Sergio Perez, no segundo Forc India e Pierre Gasly, no melhor dos Toro Rosso.

Resultado da qualificação

1º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m10,810s

2º Sebastien Vettel (Ferrari) 1m11,039s

3º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m11,232s

4º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m11,266s

5º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m11,441s

6º Esteban Ocon (Force India) 1m12,061s

7º Fernando Alonso (McLaren) 1m12,110s

8º Carlos Sainz (Renault) 1m12,130s

9º Sergio Perez (Force India) 1m12,154s

10º Pierre Gasly (Toro Rosso) 1m12,221s

Em destaque

Subir