Nas Notícias

Daniel Oliveira ataca “o rei da transparência”, Paulo de Morais

paulo de moraisOnde estava “o rei da transparência” em 2001 e 2002, quando um dos atuais candidatos a Belém era vereador na Câmara do Porto? Daniel Oliveira, apoiante do Livre, “gostava de saber o que teria o candidato Paulo Morais a dizer sobre o ‘político’ do PSD Paulo Morais”.

O discurso de Paulo de Morais, candidato a Presidente da República, tem sido marcado pelas críticas à corrupção.

Mas as promessas de combate à corrupção têm aberto um flanco na candidatura de Paulo de Morais: dias depois de Francisco Louçã (antigo líder do Bloco de Esquerda) ter criticado a ausência de denúncias, é agora Daniel Oliveira (antigo militante do Bloco e agora apoiante do Livre) quem surge a criticar “o rei da transparência”.

Num artigo publicado no Facebook, Daniel Oliveira recordou casos polémicos de 2001 e 2002, quando o agora candidato era militante do PSD e vereador na Câmara Municipal do Porto, então liderada por Rui Rio.

“Mesmo no final de 2001, a Assembleia da República aprovou uma lei (Lei nº5-A2002) que mudava o funcionamento das autarquias. Todas as Assembleias de Freguesia e Municipais teriam de apreciar o inventário de todos os bens, direitos e obrigações patrimoniais e respectiva avaliação”, começou por enquadrar.

“Paulo Morais, então vice de Rui Rio e, mais importante, vereador com o pelouro da habitação, nunca elaborou tal inventário ou o levou à Assembleia Municipal, como obrigava a lei”, escreveu Daniel Oliveira: “Os poucos passos dados pelo Estado em favor da transparência não contaram, infelizmente, com a colaboração do vereador Paulo Morais. Bem prega frei Tomás…”

“Mas o caso mais grave é outro e deu-se em 2004”, envolvendo os despejos no Bairro São João de Deus, “um centro de droga”. “A forma como as demolições e despejos aconteceram foi, em muitos casos, absolutamente selváticos. Perante os protestos, o vereador Paulo Morais mandou os representantes das associações do bairro de S. João de Deus queixarem-se ao túmulo de Salazar, por ser ele o autor do Decreto-Lei 35106 de 1945, ao abrigo do qual a autarquia ele estava a despejar os moradores”, lembrou o apoiante do Livre.

Segundo Daniel Oliveira, o próprio Paulo de Morais “confirmou ter dito isto, em tom de brincadeira. Senhor com poder, ainda não caído em desgraça no PSD e junto de Rui Rio, é quase impossível identificar o Paulo Morais que hoje rasga as vestes pelos direitos dos cidadãos”.

“Para tão puro orador, falta a Paulo Morais um currículo imaculado como político”, criticou Daniel Oliveira: “Gostava de saber o que teria o candidato Paulo Morais a dizer sobre o ‘político’ do PSD Paulo Morais”.

O artigo de Daniel Oliveira pode ser lido na íntegra aqui.

Em destaque

Subir