Motores

Dani Sordo ‘rouba’ liderança a Sebastien Ogier em Espanha

danisordocatalunha1

Sebastien Ogier pode ter começado bem o Rali da Catalunha-Espanha, assumindo a liderança na fase matinal da primeira etapa, mas de tarde Dani Sordo passou para a frente da prova.

A ‘jogar em casa’ Sordo não se fez rogado da vantagem que lhe dava a sua ordem de passagem pelos troços de terra da prova catalã. O espanhol da Hyundai acabou por conseguir suplantar Ogier ainda que parta para a segunda tirada com apenas 17 segundos de diferença para o campeão do mundo.

Ogier fez aquilo que se esperava, atacou nos primeiros quilómetros ainda que a terra enlameada pela chuva não facilitasse a tarefa ao francês da Volkswagen, como também não o fez para os seus adversários.

No entanto uma dezena de segundos a separar os quatro primeiros não permitiu a Sebastian Ogier descansar, não apenas porque Jari-Matti Latvala recuperava grande parte do terreno perdido na primeira especial da manhã, mas também porque Dani Sordo e Thierry Neuville estavam também muito rápidos. E assim pouco mais de quatro segundos ficavam a separar o campeão do mundo do belga da Hyundai.

A luta estava ao rubro deixando grande expetativa para a fase da tarde. E foi então que Sordo aproveitou para ‘assaltar’ o comando do rali, ganhando duas classificativas e anulando a dezena de segundos que o separava de Ogier e ultrapassou o francês.

sebastienogiercatalunha3

Os percalços sofridos por Kris Meeke, que capotou na secção da manhã, ou Jari-Matti Latvala, forçado a abandonar na quinta classificativa, acabaram por permitir a Andreas Mikkelsen ‘saltar’ para a terceira posição, com o norueguês da Volkswagen a beneficiar ainda de um pião de Neuville.

O belga teve ainda problemas com o radiador do seu i20 WRC, baixando o ritmo para poder terminar a etapa, ainda que na quarta posição, a mais de 46 segundos do líder.

Hayden Paddon fechou o top cinco, apesar de também ele ter sentido alguns problemas no seu Hyundai, antecedendo agora o melhor homem dos Ford Fiesta WRC da M-Sport, Mads Ostberg, não obstante problemas de transmissão.

Na Citroën, e apesar do capotanço, o melhor é Kris Meeke, apesar do britânico estar a mais de um minuto de Dani Sordo mas com mais de meio minuto de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Craig Breen.

Classificação após a 7.ª Pe
1.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) 1h18m44,4s
2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 17,0s
3.º Andreas Mikkelsen/Andreas Jagger (Volkswagen) + 35,1s
4.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 46,3s
5.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 47,5s
6.º Mads Osterberg/Andreas Floene (Ford) + 54,3s
7.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 1m06,3s
8.º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 1m44,6s
9.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 2m04,4s
10.º Eric Camili/Benjamin Veillas (Ford) + 3m44,3s

Em destaque

Subir