Motociclismo

Dani Pedrosa vence na Malásia uma corrida marcada pela polémica

PedrosaMalasia315

Dani Pedrosa alcançou a sua segunda vitória do ano, ao impor-se no Grande Prémio da Malásia de MotoGP, disputado este domingo no circuito de Sepang. O triunfo do espanhol da Honda quase passou para segundo plano depois do toque entre Valetino Rossi e Marc Marquez, que acabou com este no chão.

A polémica surgiu depois da queda do campeão do mundo, já que Rossi terá dado o toque propositado que terá custado a queda ao espanhol.

Até ao acidente que levou ao abandono de Marquez, a prova estava a ser bastante interessante, pois se Dani Pedrosa assumiu a liderança da prova, levando atrás de si o seu companheiro de equipa na Honda, não tardou a que Lorenzo, autor de uma boa largada, partindo da segunda fila da grelha de partida, alcançasse Rossi e o ultrapassasse.

O piloto de Maiorca sabia que se quisesse levar a discussão do título para a última corrida em Valência teria de ir à procura da vitória, e por isso forçou o andamento até alcançar o par da Honda. Marquez acabaria por não resistir a Lorenzo, que partiu em busca de Pedrosa.

RossiMalazsia315

Foi nessa altura que Rossi se aproximou de Marquez e iniciou um empolgante duelo com o campeão do mundo. Os dois trocaram várias vezes de posição, quase se tocando em algumas ocasiões, até que o contacto surgiu, com o italiano a levantar subtilmente a perna para a moto do seu adversário, e o espanhol acabou por cair.

Alheio a tudo isto, Dani Pedrosa fez a sua corrida, imprimindo um andamento fortíssimo, não permitindo que Jorge Lorenzo se aproximasse muito, tanto mais que nas últimas voltas os pneus do piloto da Yamaha começaram a denotar sinais de desgaste.

Valentino Rossi subiu ao pódio depois de cortar a meta na terceira posição, mas o incidente com Marc Marquez valeu-lhe a chamada à Direção de prova para decidir uma possível penalização, que surgiu na forma de apenas três pontos retirados ao transalpino, e ter de partir do final da grelha em Valência. A Yamaha decidiu de imediato apelar da decisão.

Classificação
1.º Dani Pedrosa (Honda) 40m37,691s
2.º Jorge Lorenzo (Yamaha) + 3,612s
3.º Valentino Rossi (Yamaha) + 13,724s
4.º Bradley Smith (Yamaha) + 23,995s
5.º Cal Crutchlow (Honda) + 28,721s
6.º Danilo Petrucci (Ducati) + 36,372s
7.º Aleix Espargaro (Suzuki) + 39,290s
8.º Maverick Viñales (Suzuki) + 39,436s
9.º Pol Espargaro (Yamaha) + 42,462s
10.º Stefan Bradl (Aprilia) + 44,601s

Em destaque

Subir