Nas Notícias

Dani Alves e “somos todos macacos” são campanha contra o racismo

dani alves Dani Alves pode não ter sido espontâneo ao comer a banana que, num ato racista, um adepto lhe atirou. Segundo a revista Veja, quer o ato, quer a resposta com o mote “somos todos macacos” fazem parte de uma campanha que começou a ser pensada tendo por vítima… Neymar.

As imagens de Dani Alves a apanhar uma banana, atirada por um adepto como um gesto racista, e a comer um pedaço podem ter sido ‘fabricadas’.

De acordo com a revista Veja, o ato do lateral do Barcelona pode ter sido planeado desde que, há duas semanas, o também brasileiro Neymar foi alvo de atos racistas durante um dérbi com o Espanhol.

A resposta de Dani Alves, que comeu uma parte da banana que lhe atiraram, e a pronta solidariedade de Neymar, que lançou a hashtag #somostodosmacacos, foram delineadas pela Loducca, uma agência de publicidade ligada ao grupo ABC, assegura a revista.

Certo é que a campanha pegou: para além de muitas estrelas do futebol, várias figuras de outros quadrantes têm-se associado ao movimento contra o racismo “somos todos macacos”.

Dilma Rousseff, a Presidente do Brasil, ainda não apareceu com uma banana, mas já emitiu um comunicado a elogiar a resposta “ousada e forte” contra o racismo de Dani Alves.

Em Itália, onde o campeonato tem sido palco propício aos episódios de racismo, o primeiro-ministro Matteo Renzi fez questão de se associar ao movimento e comeu uma banana na companhia de Cesare Prandelli, o selecionador italiano.

O incidente ocorreu na partida entre o Barcelona e o Villarreal e o ‘submarino amarelo’ reagiu prontamente.

Em comunicado, o Villarreal repudiou o ato e garantiu que o adepto foi identificado com a ajuda de outros espetadores e ficará banido para sempre do estádio El Madrigal.

Em destaque

Subir