Desporto

Dalot rende mais dois milhões ao FC Porto

O Manchester United contratou o defesa direito português Diogo Dalot ao FC Porto por 22 milhões de euros, até junho de 2023, com mais uma época de opção, anunciaram hoje os clubes.

A SAD azul e branca confirmou o “acordo com o Manchester United para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Diogo Dalot pelo valor de 22 milhões de euros”, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Já o o clube treinado por José Mourinho deu conta da contratação do internacional sub-21, de 19 anos, por cinco temporadas, num vínculo que pode ser prolongado por mais uma temporada.

O defesa tinha uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros, mas a formação inglesa preferiu negociar – e pagar mais dois milhões – para evitar a intromissão de outros clubes interessados na promessa portista.

“Juntar-me ao Manchester United é uma oportunidade inacreditável para mim. Eu cresci na academia do FC Porto e devo estar grato por tudo o que fizeram por mim. Mas a oportunidade de vir para um dos melhores clubes do mundo é algo que não podia rejeitar”, afirmou Dalot, citado pelo clube inglês.

O defesa assumiu-se “entusiasmado” por trabalhar com Mourinho e “aprender tudo o que for possível” com o técnico luso e “ansioso por jogar com os jogadores fantásticos da equipa”.

“O Diogo é um jovem defesa extremamente talentoso, com qualidade para se tornar rapidamente num dos grandes jogadores deste clube. Ele tem todos os atributos que um lateral precisa: físico, inteligência tática e qualidade técnica, combinada com a mentalidade da academia do FC Porto, que prepara os jogadores para a maturidade que necessitam para um nível profissional”, frisou Mourinho.

Igualmente citado pelo Manchester United, o técnico considerou ainda Dalot como “o melhor lateral na Europa, na sua idade”, confiando que “terá um futuro brilhante” no clube,

Dalot, campeão da Europa de sub-17 em 2016, cumpriu toda a sua formação nos ‘dragões’, ao serviço dos quais se estreou na equipa principal em 2017/18, alinhando em oito jogos, seis da I Liga, um da Taça de Portugal e outro da Liga dos Campeões.

Após vender Ricardo Pereira ao Leicester, também por 22 milhões, e com Maxi Pereira em final de contrato, o FC Porto fica sem defesa direito no plantel.

Os dragões já têm uma alternativa preparada, mas o lateral brasileiro só poderá ser anunciado a partir de julho, quando ‘expirar’ o prazo de vigilância da UEFA por causa do fairplay financeiro.

Em destaque

Subir