Ralis

Dakar: Stéphane Peterhansel triunfa na segunda etapa

StephanePeterhansele e2 1StephanePeterhansele e2 600Stéphane Peterhansel venceu a segunda etapa do Rali Dakar, que ligou San Luis a San Rafael, na Argentina, numa extensão de 433 quilómetros e dessa forma assumiu o comando da classificação dos automóveis.

O francês da X-Raid, várias vezes vencedor da prova, bateu por 28 segundos Carlos Sainz, que este ano disputa o Dakar aos comandos de buggy SMG da equipa de Phillipe Gache, enquanto Nasser Al-Attyah mantén a terceira posição apesar de ter sido apenas quinto na etapa.

Infelizmente Carlos Sousa teve um dia para esquecer, depois de problemas no seu Haval, que lhe custaram muito tempo de atraso, enquanto Paulo Fíuza, no banco da direita do Mini do argentino Orlando Terranova, desceu para o quinto posto da classificação geral.

Ao que tudo indica, e quando estavam cumpridos 33 quilómetros do percurso, um turbocompressor do Haval de Carlos Sousa cedeu, obrigando à imobilização durante várias horas.

Segundo a equipa de assistência da marca chinesa, o piloto português e o seu navegador, Miguel Ramalho, tentaram reparar o dano numa conduta que faz a lubrificação do turbo a partir do motor.

Caso não conseguisse solucionar o problema, a dupla nacional teria de esperar pelo camião de assistência e este rebocar o carro até ao final da etapa. O que poderá significar que Carlos Sousa e Miguel Ramalho poderão ter nesta altura hipotecado qualquer hipótese de um bom resultado no Dakar.

Classificação

1.º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini) + 6h17m02s
2.º Carlos Sainz/Timo Gottschalk (SMG) + 28s
3.º Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz (Mini) + 4m10s
4.º Nani Roma/Michel Périn (Mini) + 4m19s
5.º Orlando Terranova/Paulo Fíuza (Mini) + 8m31s
6.º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota) + 17m10s
7.º Christian Lavieille/Jean-Pierre Garcin (Haval) + 20m08s
8.º Krzysztof Holowczyc/Konstantin Zhiltsov (Mini) + 37m21s
9.º Erik Wevers/Fabian Lurquin (Ford) + 38m19s
10.º Ronan Chabot/Gilles Pillot (SMG) + 3h54m19s

Em destaque

Subir